Será que é racismo?!

agosto 8, 2007 at 11:27 pm 3 comentários

                        

 Sou negra e aliso o cabelo. Mas sempre chegam pra mim como o papo como se o fato de eu alisar meu cabelo fosse racismo. Seria mais negra se não alisasse é a lógica discursiva, não vejo tanta coerência nisso! Eo cabelo é meu…então..

Recordo-me de um professor de História que fez uma análise desse discurso, já batido, afirmou que se branca possui o cabelo cacheado alisa, ou se é liso cachea, é … vaidade. Todavia do caso da negra é… racismo. Aí o discurso perde a coerência. É vaidade, sem traumas! Então..

Entry filed under: Geral. Tags: .

Nossa herança francesa Pérola…

3 Comentários Add your own

  • 1. O texto mais badalado « P.O.N.T.O D.E V.I.S.T.A.  |  agosto 23, 2007 às 3:04 pm

    […] 23rd, 2007 · No Comments O Texto mais visitado era Desmitificando Cotas, agora é Será que é racismo?! Pena que as pessoas não comentem. Gente pode comentar! Fiquem a vontade, só peço inteligência […]

    Responder
  • 2. SANDRA MACEDO  |  outubro 3, 2007 às 8:11 pm

    Acredito que a beleza feminina está em não ter medo do que faz se isto a torna mais feliz. Independente da opinião alheia… Estando feliz consigo mesma faz com que a beleza transcenda de dentro para fora. Assim, não vejo racismo em uma mulher negra alisar o cabelo se isto a faz feliz!!! As louras também sofrem preconceito…quantas piadas de “loura burra” já tive que suportar! E as que querem deixar os cabelos louros??? Quando querem agredí-las é só falar que são louras de farmácia! Acredito que o preconceito será suplantado quando assumirmos o que realmente queremos, sem permitir que as pessoas nos agridam. Ou, melhor, devemos NÃO NOS DEIXAR AGREDIR, NÃO NOS DEIXAR AFETAR POR OPINIÕES DE QUEM NÃO MERECE DÁ-LAS!!! E SER FELIZ COM NOSSAS OPÇÕES…DE BELEZA, DE ESTILO DE VIDA OU DE QUALQUER OUTRA ESCOLHA! Sandra Macedo

    Responder
  • 3. Tanimara  |  agosto 1, 2009 às 9:15 pm

    É…não tem problema alisar os cabelos, pelo menos até o ponto de que essa não seja a sua única opção. Porque quando o alisamento é a única opção escolhida para o cabelo crespo, então existe um problema aí sim! Porque não tentar outras formas de usar o cabelo? porque somente usar o processo químico que modifica completamente a estrutura dos seus fios? E porque não usar outros referenciais de cabelo que não sejam os de mulheres brancas que já nascem com os cabelos lisos? As fotos que você colocou pra ilustrar o artigo demonstram que se você é uma mulher negra e não enxerga beleza em outras mulheres negras, seus referenciais de estética tão bem deslocados de você! E sentir-se bonita dentro daquilo que vocÊ consegue atingir sem muitos sacrificios deveria ser regra – já que vivemos num mundo com tantos obstáculos para conseguir o nosso lugar no status quo. Não acho que é racismo você só enxergar como opção pra existência dentro dessa estética dominante o alisamento dos seus fios crespos, mas a reflexão sobre o porque para além da obviedade do sentir-se bonita se faz necessária. Se o olhar dos outros não te reconhece como bonita quando você não faz esforços pra queimar e assim modificar a estrutura dos seus fios, tem alguma coisa errada aí! Talvez o que se acha bonito, e por conseguinte, o que você acha bonito tá baseado num padrão que não é praquelas que possuem os fios crespos…Mas isso é só um talvez, uma proposta para reflexão…Muito corajoso seu texto!
    Abraços, Tanimara

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

agosto 2007
S T Q Q S S D
« jul   set »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Most Recent Posts


%d blogueiros gostam disto: