Timidez e Falar em público!

maio 24, 2007 at 11:41 pm 12 comentários

Já sofri de Timidez e na hora de falar em público o sofrimento era pior. Melhorei, quando falava fazia de forma muito rápida, para logo calar-era a timidez firme e forte. Entrei na Academia e ela foi perdendo espaço e poder !

Hoje me expresso com mais desenvoltura, tanto oral quanto na escrita. No papel ou na tela do computer é mais fácil, o desafio é falar em público. Nada que algumas leituras não ajudem! Li e elas me ajudaram. Já tive apresentações excelentes dignas de um Oscar, um Grammy ou um kikito, outras, mediocres que mereceriam um horrores causa!

Na minha experiência com o público e vendo muitas outras pessoas, chego à conclusão que o grande mal na hora de falar não é o nervosismo nem a timidez, a praga é a Prolixia! Desse mal eu não sofro!

Sou adepta do trocadilho que muito do Prolixo é pro lixo.Axioma que vale para seres que se estendem demais, divagam demais, se perdem demais, se espalham demais e de fato dizem de menos. Cansam demais os ouvintes ou espectadores.

No entanto, nos trabalhos nas universidades, a Prolixia é a regra: os colegas falam demais, redundam, se perdem e não dizem nada. Nos seminários no momento do debate, os três minutos viram uma eternidade. Falantes sem proficiência que não são objetivos.Isso dói!

É necessário um planejamento ou um plano na hora que se vai falar (saber sobre o que vai falar e porquê) e ser direto. Sei que não é fácil, impossível não é, e configura como o mais inteligente!

Um colega do trabalho pediu-me uns toques de como falar e se expressar melhor em público, emprestei um livro para ele que aborda a questão, esse livro quebra um galho! O melhor seria um livro de Reinaldo Polito. Esse colega se expressa bem, ele é curioso e dono de um bom potencial: tímido, na dele, ao mesmo tempo terno,com um par de olhos graúdos que dispara (alta expressividade), um cinismo agradável e proprietário de uma qualidade vocal. Talvez para ele falte acreditar em si e elevar sua auto estima, para ele e muitos!

Não tem muito segredo em se apresentar em público, eu já relaxo e tento brincar gozar, no stress! Há príncipios como: Haja com Naturalidade, Não fale rápido nem devagar nem baixo nem alto, Seja Você, Planeje sua Fala,Treine, se possível um curso. Eu apontaria como maior príncipio: Não Fale Demais, Não Seja Prolixo.Comece termine bem. Já vi muitos colegas que começam bem, se empolgam e encerram mal. A apresentação precisa de um bom desfecho.É isso aí!

Entry filed under: Geral. Tags: .

Vai tomar no cu… Toques para Falar em Público

12 Comentários Add your own

  • 1. wagner  |  junho 3, 2008 às 2:01 am

    Há alguma técnica primordial para inibição da prolixia?

    Responder
  • 2. liliamfreitascs  |  junho 5, 2008 às 1:46 pm

    Talvez não Wagner.

    O bom é não inibir para a proxilia/prolixidade
    proxilidade é falar demais e´ cansativo, brochante, é péssimo.

    Para a pessoa perder a timidez ela tem que a acredita em si, ter tesão por si mesma e agir com naturalidade
    Obrigada Wagner
    Volte sempre

    Responder
  • 3. Victor  |  dezembro 6, 2008 às 7:43 pm

    Show de bola cara…
    to fazendo facul… “Gestão Pública” e sou super inseguro pra falar em público… mas acho q vc me ajudou a tomar alguma atitudes e amenizar a timidez…. vlw

    Responder
    • 4. liliamfreitascs  |  dezembro 15, 2008 às 3:45 pm

      Que bom, Victor. A intenção é essa, que a pessoa venha e aprenda um pouco e me diga isso para que eu aprenda mais e mais.

      Responder
  • 5. valdirene  |  abril 14, 2009 às 7:01 pm

    Gostaria de um conselho pois tenho dificuldade de me comunicar em público, eu começo a tremer minhas mãos ficam suando e na hora de falar que relamente interessa as palavras não saem e eu não vejo a hora de ,me livrar daquela situção. Me ajude o que devo fazer para perder esse medo?

    Responder
    • 6. claude robert amorin  |  agosto 11, 2009 às 2:42 am

      Tente ser natural e após começar algum discurso seja breve e com palavras simples com o objetivo de todos que estejam a ouvindo não fiquem com dúvida e olhe para o publico como eles fossem seus alunos ou familiares…

      Responder
  • 7. jailton ribeiro  |  fevereiro 1, 2011 às 10:50 pm

    gostaria de uma orientação , para falar com firmeza quando precisa, falar diante do público pra eu falar com firmeza e natural.

    Responder
  • 8. rafaela  |  abril 2, 2011 às 1:32 am

    e

    Responder
  • 9. Jessica Ricardo  |  junho 17, 2011 às 11:18 pm

    Eu ja passei por muitas fases, ja tive a fase em que quando via publico, as palavras não me saiam e ficavam toda a tremer e desatava a xurar, mas consegui ultrapassa-la com o tempo, pensado que n esta ali ninguem, e que consigo, agr tenho uma fase, tipo eu tou a tirar um curso de artes do espetaculo, mas eu tenho boa expressao, tenho boa projecção, mas por causa da minha timidez, n consigo me soltar mais, n sei, começo a pensar, que vou me sair ridicula, que vao todos gozar comigo, e sem querer digo tudo a correr, para sair o mais rapido possivel dali, o que fazer?? me ajudem, quero resoolver isto!!!

    Responder
  • 10. maria laura  |  dezembro 1, 2011 às 12:55 pm

    tenho muito medo de falar em publico quando vejo as pessoas me olhando é como se aquele momento fousse um sonho,eu comeco a falar rapido até nao conseguir dizer nada

    Responder
  • 11. Esther  |  março 26, 2012 às 2:00 am

    kra,sow pessima,em fla em publico
    fico vermelha,tremendo tda.

    Responder
  • 12. viviane  |  junho 11, 2012 às 7:18 pm

    eu mim tremo todinha quando vou falar eu publico tres professores passaram uma avaliaçao para nos falamos oralmentente se eu pudesse sair desse colegio eu saia mais nao tem jeito.um dia eu vou morrer de nevorsismo.socorroooooooooo.

    Responder

Deixe uma resposta

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

maio 2007
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Most Recent Posts


