ORKUT

março 2, 2007 at 2:03 pm 1 comentário

                                                  

                                                                      por  Liliam Freitas

Orkut corresponde ao site de relacionamento mais popular, inclusive já completou três aninhos de existência e se consagra com site mais pop mesmo. Um site fechado que  só entra quem recebeu um convite de quem já faz parte dele. Nele é possível encontrar os elos perdidos (amigos e colegas) e pessoas novas e interessantes. Mas não é  só isso! Nele os participantes colocam suas Fotos em sua página e as preferências, respondem os recados (dito SCRAPS) e está pronto o perfil, entram nas comunidades que se interessam. 

 O intuito de tudo isso é lindo e fraternal, entretanto chega a ser utópico: eu encontro os amigos, colegas e conhecidos, gente que desapareceu, que estudara comigo ou era vizinho por mudança de cidade, estado ou país, enfim que por algum motivo havia perdido o contato e, vem  a galera nova por afinidades e assuntos. Nem tudo é perfeito, o orkut  então beira a Imperfeição. 

Pessoas mal intencionadas, propagadoras de vírus e preconceitos, não é a toa que diversos casos nesse site foram para no Divã do ministério Público e no da Mídia. Sendo que a empresa dita (ir) responsável, Google, pelo site não que quebrar de modo algum o sigilo ‘orkutiano’ dos “ criminosos virtuais” em nome da Liberdade, e cadê a Responsabilidade ? Criminosos têm que ir para cadeia, independente de onde estejam, então Google… Oh o marketing negativo dessa omissão! 

Apesar disso na página de acesso ao Orkut está escrito que o site é composto por pessoas confiáveis. O escrito é uma inverdade, o orkut pode ser tudo, mas confiável não! A realidade do Orkut é outra: fakes (pessoas que se escondem através de falsas identidades, muitas vezes para cometer um ato infracional), o cuidado que as pessoas têm em não revelar o e-mail pessoal e contato do Messenger, a máxima orkutiana Scrap lido, scrap apagado”,  o artificialismo através do perfil, das fotos e das pseudo discussões das comunidades. 

Tudo é motivo para se criar uma comunidade, existem comunidades para tudo, destaque no orkut para as mais idiotas e sem motivo justificável e inteligível, se choveu  hoje resulta em… uma comunidade! O pior é o Racismo, a Pedofilia,a Xenofobia, Homofobia e  outros Preconceitos, além de temas mais banais que não agregam nada! Gosto de Havaianas, sandálias Havaianas, então procurei as comunidades relacionadas a elas, encontrei uma que condenava a Havaianas de Cor Branca porque parecia coisa de pedreiro, oh a valorização e o preconceito! Posso odiar a cor branca, bege e lilás, ou qualquer uma, mas daí montar uma comunidade e afirmar que odeio pela ligação com Pedreiro, por que não com o médico?!  

Muitas comunidades possuem um potencial, uma descrição boa ou quase lá, outras nem isso, essa do caso acima não há descrição que dê jeito, pré- conceito não se justifica! Não basta uma  descrição excelente para a comunidade ser boa, digamos assim. A discussão precisa acontecer através dos fóruns, o problema é que na maioria das vezes ela não acontece. Os fóruns não são respondidos pelos membros e nem os chatos donos de comunidade que só pensam em “ regras”. E entram nessa conta os fóruns que fogem da temática da comunidade, inclusive de pedofilia, vírus e merchandise (propaganda!). 

Há os monarcas absolutistas, donos de comunidades, que enchem a comunidade de REGRAS! Não pode isso, não pode aquilo… e no final não pode nada! A descrição que deveria ser o assunto tratado na roda orkutiana acaba por tornar-se  uma descrição majoritariamente  de REGRAS. A não adesão a elas resulta em pena, até EXPULSÃO! O que é o Poder né?! Um verdadeiro Absurdo e Arbitrariedade! Não há espaço para a Discussão de fato, de confrontos, conflitos e opiniões contrárias, a discussão é tudo isso. Ainda não se chegou a Maturidade de se compreender e aceitar e respeitar  o posicionamento do outro. A  gente cresce com isso, não é necessário que sempre concordem comigo, mas  que descordem de mim de forma  inteligente. Sou dona de cinco comunidades no ORKUT e nunca expulsei ninguém. Criei uma muita polêmica que é uma crítica a uma pseudobanda de forró no Maranhão, e ingressou uma componente nessa comunidade que não concorda, não expulsei, ela colocou seus argumentos em um fórum e os meus, inclusive mais convincentes que os dela. Esse é o trabalho e não é fácil!Por via de (Não) regra não coloquei regras, meu objetivo é que a discussão flua sem ditames, esse é o meu papel! 

Aliás, função dos donos e moderadores das comunidades fazer com que a Discussão aconteça, todavia eles emporcalham de regras e esvaziam de sentido e conteúdo. Deveriam ser mais gentis, cordiais e educados! Responderem os fóruns, puxar a discussão, incentivá-la, seria mais produtivo. 

            Enfim, depois de todas essas considerações o que fica evidente que é o Orkut é muito mal aproveitado, se tem uma liberdade de discussão e se Pseudo discuti pseudo assuntos. Assim não dá (como diz o Fernando Henrique Cardoso do Casseta e Planeta), de jeito vou fazer parte do dream team que suicidou desse site de relacionamento. 

Entry filed under: Geral. Tags: .

Chá de lingerie Foi mais um Oscar!

1 Comentário Add your own

  • 1. Vany  |  março 16, 2007 às 11:27 pm

    Oi Liliam
    q texto gostoso de ler (assim como tds os seus)
    Qro compartilhar uma coisa interessante com vc..A hipocrisia de alguns usuarios do orkut, é em relação ao ativador de perfis q visitaram sua pag, alguns passam por la e o dono do orkut diz”passou por aki e nem deixou um scrapt??”Oraaaaa, tem isso p kÊ??Nossas pags sao feitas para serem compartilhadas pois entao seria muito dificil deixar sequer uma msg para um amigo……
    Já fui vitima de fakes q me usaram para me difamar qr dizer pra inventar um monte de mentiras, na verdade!!
    è verdade o orkut é bem superficial n diz nada, por isso sempre ponho muitas mentirinhas em relação a minha pessoa (é uma forma de me diverti!!), leia como esta agora…tem gente q a credita mesmo..kkkkkkkkk
    bjss

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

março 2007
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Most Recent Posts


%d blogueiros gostam disto: