Xuxa: 20 anos

dezembro 20, 2006 at 10:45 pm Deixe um comentário

O nome dela é Maria da Graça Xuxa Meneghel,mais conhecida como Xuxa, a rainha dos baixinhos,que está comemorando na Rede Globo 20 anos de televisão.Ela veio da extinta Manchete, quando já esboçava um potencial sucesso e se consagrou na Globo.

Recordo-me de uma entrevista em que Xuxa afirma que nunca leu uma crítica favorável a ela de um especialista (educador, psicólogo, pedagogo e professor ).Esses só a condenam e a censuram.E o questionamento surge:Será que ela só errou? Por que não admitir seus acertos?Será que inexistem? Será que ela também não é vítima de pre-conceito por ser ex-modelo apresentadora de programa infantil, loira e mulher?

Não venho aqui para defendê-la, mas na tentativa de fazer um apanhado dessa duas décadas e fazer uma crítica mais condizente,mais justa. Foram muitos os que passaram pela Xuxa:gerações.Muitos hoje adolescentes e adultos,ainda há crianças encantadas com ela,apesar da Xuxa hoje não reinar como antes.

Como pontos relevantes dessa apresentadora como seus programas de tv/shows podem ser elencados: a presença/valorização de brincadeiras e jogos,a valorização da criança,a atuação das crianças nas brincadeiras, companheirismo, competição,imitação das brincadeiras e a valorização educativa que atribuía a participação de crianças em brincadeiras em geral.Tudo isso aliado a idéia de Infância relacionada a Alegria, Emoção, Gosto, Diversão, Simpatia, Habilidade e Inocência.Contam ainda o carisma,esforço e a docilidade da apresentadora o que, de certa forma, encobriam a falta de preparação pedagógica dela.Os educadores ou/e especialistas não ajudavam tanto essa apresentadora nesse sentido com sugestões,atrapalharam-na como muita “critica” sem chão.

Vêm claro os aspectos negativos, muitos cruéis como: a supervalorização na/da criança vencedora e o desestimulo e menosprezo pela criança perdedora;os brindes/a premiação centralizados no vencedor ;os meninos versus meninas o que estimula abriga entre os sexos (ponto esse visto em muitos outros programas infantis-infelizmente),não há combinado mesclando meninos e meninas; o comercial presente (no seu programa havia de forma subliminar,nos outros programa desse segmento vejo mais “compre,compre!!!”Esse apelo!);e os produtos com sua marca/nome que incentivam o consumismo infantil(isso é cruel!!).Cruel também o padrão de beleza imposto pela loira alta de olhos azuis como seus paquitos e suas paquitas com esse mesmo padrão estético num país mestiço,visto que eram muitas as crianças que sonhavam ser paquito/a as quais não possuíam esse arquétipo eurocêntrico para realizar seu sonho.

Por conseguinte, uma carreira de pouco mais de 20 anos, duas décadas, era exigir demais só perfeição. O erro é próprio da condição humana,com ela não foi e nem seria diferente.Foram muitos os erros,houve também acertos (é inegável!).Muitos erros cometidos por ela ainda se perpetuam em outros programas de tv destinado ao publico infantil.Reduzir esses 20 anos a só erros(o que em geral acontece ) ou acertos é o grande erro.

Liliam Freitas

Entry filed under: Geral. Tags: .

Desmistificando as Cotas A Cultura do atraso

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

dezembro 2006
S T Q Q S S D
    jan »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Most Recent Posts


%d blogueiros gostam disto: